Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
Sobre  (13-09-2024)
Contatos  (13-09-2024)
Livro de Visitas  (13-09-2024)
Educação Eclesiástica  (13-09-2024)
Belas Mensagens  (13-09-2024)
O Lider Perfeito  (13-09-2024)
Livro Pecado e Pecador  (13-09-2024)
Elcana e suas Mulheres  (13-09-2024)
Motivacional  (13-09-2024)
Livro de Ezequiel  (13-09-2024)



ONLINE
1





Partilhe esta Página


Elcana e suas Mulheres
Elcana e suas Mulheres

Elcana e suas Mulheres

l Samuel 1. 1 a 10

 

1 HOUVE um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.

2 E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.

3 Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.

4 E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.

5 Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre.

6 E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.

7 E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.

8 Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

9 Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR.

10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.

 

O lar de Elcana era um lar bagunçado. A causa da perturbação foi a desobediencia ao padrão estabelecido por Deus para o casamento. "Por isso deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gënesis 2.24) 

Deus nunca mudou esta norma para a humanidade. Então porque lemos na Bíblia de bigamia e de  poligamia? "Porque é consequencia da dureza do coração do homem" (Mateus 19.8). 

Deus nunca aprovou a bigamia, mas mostra as consequëncias quando o homem desobedece a ordem estabelecida por Deus quanto ao casamento. "O homem colhe os frutos do que semeou e Deus deixa o próprio pecado castiga-lo" (Gálatas 6.7). 

 Abraão, pelo nascimento de seu filho Ismael com Hagar, caiu no pecado e desgraça. Foi uma perturbação não somente para o seu lar como também para a sua nação até ao dia de hoje. Porque os descendente de Ismael pertencem a raça Árabe, quepersegue os judeus.

 No primeiro vercículo, Alcana chama-se Efraimitaporque nasceu na região montanhosa de Efraim, porém ele nasceu na tribo de Levi (Crönicas 7.33,34), a  qual Deus escolheu para fazer o serviço do tabernáculo.

A CAUSA DA DECADËNCIA MORAL E ESPIRITUAL DE ISRAEL (v 3).

Começou com os lideres religiosos, que não seguiram as ordens de Deus quanto aos sacrifícios. Perverteram o serviço sacerdotal e profanaram a casa de Deus.. Na ultima parte do vercículo 3, a palavra "como" indica tudo. " Estavam ali os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, COMO sacerdotes do senhor", pois, ao invés de fazerem o serviço de Deus, estavam satisfazendo os seus próprios desejs carnais.

A VIAGEM ANUAL PARA SACRIFICAR NO TABERNÁCULO EM SILO REVELA O ESTADO PRECÁRIO DO LAR DE ELCANA (v. 4 a 8).

 A cada ano faziam uma viagem a Silo para sacrificar no tabernáculo. A palavra "templo" refere-se ao tabernáculo, porque o templo de Salomão ainda não existia naquela época.

ELCANA MOSTROU PREFERËNCIA E PARTICULARIDADE.

Ele deu porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a seus filhos, "a Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava" (v. 5). Vendo o trato preferencial dispensado a Ana, Penina encheu-se de inveja e ciúmes. A mesma situação se deu no caso de José e seus irmãos e no de Jacó e Esaú. Houve rivais no lar e isto sempre produz conflito. Penina provocava Ana excessivamente para a irritar, porque Ana não tinha filhos. Que lar! Dois partidos opostos , rivalidade, provocação e irritação! De ano em ano, quando Elcana e a família subiam à casa do senhor, Penina aproveitava a oportunidade para irritar Ana, pelo que esta chorava e não comia. 

Elcana, querendo sanar o problema, fez quatro perguntas tolas, que nada ajudaram a resolver o problema. Além disso, ele mostrou que ignorava ser ele mesmo a causa do problema, pois sua vida não se conformava com o padrão de casamento como se encontra na palavra de Deus.

VIGILANCIA NA ADORAÇÃO

A adoração do israelita era uma parte essencial da sua vida. Josué armou o tabernáculo em Silo, que se tornou o centro religioso em israel durante a época dos juízes. Silo fica distante de Ramá cerca de dezesseis quilometros.

Sabemos que a oferta que Elcana oferecia todos os anos em Silo é o sacrifício pacífico porque é o único sacrifício de que o ofertante e a sua família podiam comer.

 Havia cinco ofertas principais, cada uma apresentando um aspecto diferente do sacrifício do senhor Jesus. Há duas categorias de sacrifício.

(1) Ofertas de aroma agradável a Deus. São o holocausto, a oferta de manjares e o sacrifício pacífico.

(2) Ofertas pelo pecado e pela culpa.

A OFERNA PACÍFICA apresenta a verdade da RECONCILIAÇÃO DO HOMEM COM DEUS POR MEIO DO SACRIFÍCIO DO SENHOR JESUS. "E  que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as cousas, quer sobre a terra, quer nos céus" (Colossenses 1.20). "Justificados , pois, mediante a fé, TEMOS  PAZ COM DEUS por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5.1). 

UMA DIFERENÇA ENTRE A OFERTA PACÍFICA E AS DEMAIS É QUE O OFERTANTE E SUA FAMÍLIA SE ALIMENTAVAM DO SACRIFÍCIO. 

 A parte reservada para Deus era queimada sobre o altar. Outra parte cabia ao sacerdote, e o ofertante e a sua família comiam o resto. É um bonito quadro de Deus com o sacerdote e o adorador apreciando o sacrifício de Cristo (Efésios 2.14 a 18). Mas também o senhor Jesus, pelo seu sacrifício, tras paz e comunhão entre os sacerdotes. Porém, Elcana e sua família nada sabiam da realidade desta figura de paz e comunhão.

 

FINALIZAÇÃO

Deus começou no lar aonde o mal também começou.

A influencia do lar é muito grande e pode ser para o bem ou para o mal. 

 

CONTINUA NO PROXIMO EPISÓDIO!

Pastora Léinha Lago